1ª Edição do “CCA de Portas Abertas”: uma oportunidade de aprendizagem e diversão

03/07/2019 09:02

Na primeira edição do CCA de Portas Abertas foi possível para a comunidade interna e externa conhecer de perto os projetos realizados pelos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. Com o apoio do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), também ocorreram ações de suas unidades externas, feira agroecológica de produtos orgânicos e venda de artesanato da comunidade Guarani. Sob o tema: Uma oportunidade para você aprender e se divertir, cerca de 500 pessoas passaram pelo Centro de Ensino, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A abertura oficial foi realizada pelo diretor do CCA, Walter Quadros Seiffert, por uma das organizadoras do evento, a técnica-administrativa, Aline Cardozo Pereira, e pela coordenadora, Procássia Maria Lacerda Barbosa, onde foi feito um agradecimento a todos que participaram e se envolveram na primeira edição do CCA de Portas Abertas. O pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, enfatizou que este tipo de evento mostra a importância da universidade para a sociedade. O egresso do Curso de Agronomia, vereador de Florianópolis, Marcos José de Abreu (“Marquito”), parabenizou a iniciativa e o destacou o seu esforço em colocar a temática da agricultura novamente na pauta do legislativo e do executivo municipal.

Além das falas das autoridades, a abertura do evento contou com a apresentação de violino do aluno de Agronomia, Augusto Akira, e pocket show com o cantor e compositor, Rodrigo Piva. Ao longo do dia, o público pôde participar de algumas das 46 atividades que foram divididas entre mostras científicas, visitações, oficinas e minicursos.

Chamou a atenção a quantidade de crianças acompanhadas das suas famílias e aproveitaram para tirar fotos com o boneco do @Projeto Lontra e fantoche de abelha cedido para o evento pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc). As crianças participaram das brincadeiras sobre segurança no trânsito promovida pela @LAEPE, oficinas de massinhas, brinquedos e muitas atrações.

As 530 porções de entrevero servidos no “Restaurante do Joel” não foram suficientes para atender ao público. Atléticas e centros acadêmicos uniram-se também para oferecer ao público comidas típicas de festa junina e quentão. O evento cumpriu com a sua meta ao reunir UFSC e a comunidade externa e interna e já se prepara para a próxima edição no semestre que vem.

Aline Cardozo Pereira/Agente de Comunicação do CCA/UFSC

Fotos: CCA