Alunos do CCA Plantam Mudas de Flores no CED

01/11/2012 15:42

Texto Poliana Dallabrida / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC / poliana.dallabrida@gmail.com

Fotos Wagner Behr / Agecom / UFSC

Alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina plantaram 640 mudas de flores produzidas na disciplina de “Floricultura”, em frente ao novo prédio do Centro de Ciências da Educação (CED), na manhã desta quinta-feira, 1º de novembro. Os 20 alunos se dividiram em duplas e produziram flores de diferentes maneiras: testando novos substratos, diferentes tipos de adubos e irrigação. A disciplina optativa é oferecida pelo Departamento de Fitotecnia e faz parte do projeto “Flor no Campus”, que só neste ano plantou 4 mil mudas na UFSC.

Para produzir as mudas, os alunos testaram novos substratos, diferentes tipos de adubos e irrigação

Na frente da Reitoria, nas rótulas e na Praça da Cidadania são alguns dos lugares em que o projeto foi desenvolvido. Anualmente, 12 mil novas mudas são produzidas por alunos, orientados pelo professor da disciplina de Floricultura e Coordenador do projeto “Flor no Campus”, Enio Luiz Pedrotti. “A ideia é chamar a atenção para as condições do campus. É não se acostumar com o feio. Ver como esse trabalho pode mudar o ambiente e querer isso para o seu próprio Centro”, enfatiza Pedrotti.

É a segunda vez que a disciplina é oferecida pelo professor Pedrotti e um dos trabalhos da disciplina é produzir de diferentes maneiras, conforme o interesse de cada um, mudas de uma mesma espécia. Um exemplo é o das alunas da 8ª fase do curso de Agronomia, Julia Zappelini e Danieli Cândido, que produziram mudas de Petúnia trabalhando com diferentes níveis de sublementação de fertilizantes no momento da irrigação.  As mudas de Petúnia e de outras flores serão distribuídas para a comunidade durante a 11ª Sepex, no estande do projeto “Flor no Campus”.

Alunos do projeto “Flor no Campus”. A iniciativa produz 12 mil mudas por ano

Mais informações: