CCA recebe pesquisador para discutir parcerias com o Centro de Biossegurança da Noruega

18/10/2016 10:03

Nesta semana, o pesquisador norueguês Odd-Gunnar Wikmark, que  integra o GenØk – Centro de Biossegurança da Noruega – estará no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade, Rubens Onofre Nodari, o objetivo da visita é discutir uma futura parceria, nos moldes do projeto de colaboração desenvolvido entre a UFSC e o GenØk entre 2009 e 2014. Durante o período, foram realizadas capacitações em Biossegurança, com participantes da América Latina; execução de projetos de pesquisa conjuntos, com estudos sobre os efeitos da modificação genética em vários aspectos da planta; e intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC com instituições da Noruega e África do Sul, e vice-versa.

O GenØk é referência nacional de biossegurança naquele país e presta assessoria técnica a assuntos relacionados aos transgênicos e agrotóxicos. Nodari informa que o coordenador estadual do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT), Paulo Locatelli, acolheu sua indicação para uma palestra de Wikmark no evento e, desta forma, decidiu antecipar a Plenária do Fórum Estadual para o dia 21 de outubro, às 14h, no auditório da PM-SC, localizado no Centro Executivo Casa do Barão, no Centro de Florianópolis. Wikmark ministrará a palestra “Transgênicos e Biologia Sintética – novos rumos da Biotecnologia aplicada à agricultura”. Haverá tradução simultânea.