Centro de Ciências Agrárias de portas abertas à comunidade neste sábado

27/06/2019 15:35

A universidade é um patrimônio de toda a sociedade, não somente de quem nela estuda ou trabalha. Para conhecer melhor os projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), no próximo sábado, 29 de junho, o Programa de Extensão “CCA de Portas Abertas” terá sua primeira edição. Neste primeiro dia, o projeto tem o caráter mais festivo e reúne cursos de graduação, pós-graduação e unidades externas para divulgar suas atividades, instalações e projetos para o público externo, das 9h ás 16h na unidade do CCA, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Atividades culturais e científicas
Com cerca de 45 atividades científicas e culturais como estandes dos projetos e cursos, o evento promove oficinas para adultos e crianças, atividades culturais, feiras e acesso a projetos científicos e de extensão desenvolvidos no CCA, como o projeto Lontra e a Cidade das Abelhas, além da possibilidade da comunidade visitar alguns dos laboratórios em que se realizam pesquisas e aulas.

Além das atividades de integração com a Universidade, quem comparecer à primeira edição do projeto poderá conhecer a Feira Orgânica promovida pelo Centro de Estudos e Promoção da Agroecologia (Cepagro), adquirir objetos e produtos da comunidade guarani, e receber mudas de plantas distribuídas durante o evento.

Oficinas para crianças e adultos

Para as crianças haverá oficinas de massinha, atividades para aprender sobre a pirâmide alimentar a oportunidade de conhecer (e degustar) plantas como a salicornia, de sabor salgado e que pode substituir ao sal na culinária. Aos mais velhos, o CCA de Portas Abertas reúne opções de oficinas sobre compostagem, curso de comportamento e bem-estar para cães e para cavalos, círculo de leitura na Biblioteca e oficina sobre o mel e seus benefícios, além de exposição de insetos e hidroponia caseira, por exemplo.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com início às 9h com apresentação de um graduando do CCA ao violino. Durante o evento ocorre também venda de comidas típicas de festas juninas e, das 10h às 14h, será servido entrevero no Restaurante Universitário do CCA, ao custo de R$ 5.

Gabriel Martins/Agecom/UFSC e Aline Cardoso/CCA/UFSC

Fonte:Site UFSC