Estudantes realizam projeto de revitalização do jardim do Centro de Ciências Agrárias

06/09/2017 15:26

O projeto de ajardinamento do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC tem objetivos didáticos e visa o aprendizado das técnicas de produção, uso de plantas ornamentais e também a melhoria da qualidade do espaço nos jardins do CCA, tornando-o mais agradável e acolhedor.

A atividade, executada pelos estudantes de Agronomia, faz parte do conteúdo das disciplinas de Paisagismo e Floricultura, ambas ministradas pelo professor Enio Pedrotti. Neste projeto, os alunos produzem as mudas exercitando o aprendizado, pois envolve o conhecimento de botânica, estatística, solos etc. Ao implantar as mudas nos canteiros, eles exercitam conhecimentos que envolvem agronomia, arte de jardins, envolvendo comunicação visual, como a escolha das cores, formas e distribuição das plantas nos canteiros.

A maioria dos alunos opta por materiais simples, versáteis e biodegradáveis. Toras de eucalipto compõem bancos, caminhos e a delimitação de canteiros. Composto orgânico tem sido usado para compor o substrato onde se desenvolvem as flores. A cobertura dos canteiros com restos de folhas (cobertura morta) resultará em menor perda de água e a sua decomposição agregará aos canteiros a matéria orgânica e os nutrientes para o crescimento e bom desenvolvimento das flores.

Com informações e fotos do professor Enio Pedrotti