Glauco Olinger e Newton da Costa são os convidados da Aula Magna do primeiro semestre

09/03/2017 13:40

A UFSC promove no próximo dia 14, terça-feira, às 9h30min, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, a Aula Magna do primeiro semestre. Os convidados são Glauco Olinger e Newton Carneiro Affonso da Costa com mediação do chefe do Gabinete da Reitoria, professor Áureo Mafra de Moraes.

Glauco Olinger (Foto: Diário Catarinense)

Olinger nasceu em Lages em 17 de setembro de 1922, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Rural de Minas Gerais, economista rural formado pelo ISEO e mestre em Ciências Sociais pela UFSC. Fundou a antiga Acaresc, atual Epagri, e o Centro de Ciências Agrárias da UFSC, da qual é professor emérito. É consultor da FAO da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi condecorado por diversas instituições, além de ter conquistado premiações importantes na área de pesquisa e extensão rural. É autor de diversos livros.

Newton Costa (Foto: GGN)

Newton da Costa nasceu em 16 de setembro de 1929. É matemático, lógico e filósofo brasileiro, conhecido por seus trabalhos em lógica. Obteve três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952 formou-se em Engenharia Civil, e em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática, ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Especializou-se em licenciatura de Matemática em 1957 e concluiu o doutorado em Análise Matemática e Análise Superior em 1961, orientado por Edison Farah. Newton da Costa foi também professor catedrático da Universidade Federal do Paraná, professor titular de Matemática e de Filosofia na Universidade de São Paulo e professor titular na Unicamp de Campinas. Foi ainda professor visitante em diversas entidades de pesquisa nas Américas e Europa. Atualmente é professor visitante do Departamento de Filosofia da UFSC. Tem livros editados no Brasil, na França e na Universidade de Oxford.

Observação: Haverá ônibus saindo do CCA para esta Aula Magna às 8h30 em frente ao Centro.