Pedido Nacional de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de Adição de Invenção e entrada na fase nacional do PCT

26/05/2017 16:08

No dia 18/04/2017 foi realizado o depósito de Pedido Nacional de Modelo de Utilidade, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, sob Número do Processo: BR 20 2017 008019 1, referente ao desenvolvimento de um equipamento, que garante o descasque de pinhões (sementes da Araucariaangustifolia) em pequena escala ou em escala industrial. Destaca-se nesta máquina atributos como simplicidade, robustez, segurança, velocidade de descascamento e possibilidade de aproveitamento da casca em diversos destinos, como a fabricação de fertilizantes orgânicos.

Figura 1. Projeto máquina descascadora de pinhão.

Figura 2. Protótipo da máquina descascadora de pinhão.

Este pedido de patente faz parte de um projeto realizado no Laboratório de Mecânica, Motores e Máquinas, em conjunto com o Laboratório de Instrumentação Agrícola, com participação dos profs. Alberto Kazushi Nagaoka e Fernando Cesar Bauer do Departamento de Engenharia Rural, Cooperativa Ecoserra e alunos do Centro de Ciências Agrárias (Guinther H. Grudtner, Antonio Teston, Lucas B. Ferreira, Guilherme Lady Bomm, José G. C. P. Pinto, Suelen S. Jesus e Ellen Blainski).

Considerando que a industrialização e armazenagem do pinhão passam, necessariamente, pelo descascamento, processo atualmente demorado e difícil, o equipamento permitirá maior desenvolvimento da cadeia produtiva do pinhão e contribuirá com a elevação da renda do pequeno produtor rural.