Centro de Ciências Agrárias
  • Apresentação dos resultados da 9ª edição do Workshop Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS)

    Publicado em 13/09/2019 às 11:23

     

    Nesta sexta-feira, às 16 h será apresentado os resultados da  9ª edição do Workshop Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS), desenvolvido pela disciplina de mesmo nome ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC) e aplicado pelo Laboratório Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis  (LabCHIS). As propostas montadas pelos GTs resultarão em um planejamento integrado a ser aplicado na região dos entornos da Fazenda da Ressacada . A Fazenda, localizada na região Sul da Ilha de Florianópolis, no bairro Tapera, faz divisa com o novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Por isso, denominado Workshop da Ressacada, o evento visa identificar, em conjunto com a comunidade interessada, projetos que sejam capazes de promover a transformação daquela região dentro dos aspectos do CHIS: humanos, inteligentes e sustentáveis

    Durante a semana  de imersão,  cerca de 60 participantes, além de oito facilitadores e 30 parceiros estudaram 8 temas a serem apresentados para o desenvolvimento das seguintes áreas  (Economia, pessoas, ambiente, patrimônio e turismo, governança, segurança, inclusão social e mobilidade).

    A apresentação poderá ser  assistida presencialmente na SEAD da UFSC Rua  Dom Joaquim, 757 ou remotamente pelo link  https://www.youtube.com/watch?v=N9Ytl2zJL1Q


  • Sessão pública de leilão de Pinus em pé

    Publicado em 05/09/2019 às 10:59

    No dia 12/09/2019 às 09:30h na sala de licitações presenciais no térreo do prédio da Reitoria II , será realizada a sessão pública de leilão de Pinus em Pé , da Estação de Maricultura Elpídio Beltrame (EMEB).

    Por questões legais o DPL não pode fazer contato divulgando diretamente  com os fornecedores que possam vir a participar do processo.

    Desta forma fica a cargo dos interessados ampliar a divulgação e fazer contato com as possíveis empresas participantes, visando ter um  maior número de interessados em arrematar objeto do leilão.

    O aviso de leilão foi publicado nos jornais Diário Catarinense e Notícias do Dia e esta disponível para consulta no site do DPL.


  • Debates Future-se

    Publicado em 30/08/2019 às 17:35

    Orientação da Administração Central da UFSC:

    Em razão da importância em se ampliar os debates e discussões sobre a situação atual das IFES e o Future-se, a Administração Central orienta as unidades acadêmicas e administrativas para que estimulem a participação de docentes, STAES e discentes, na Assembleia Geral Universitária – dia 2 de setembro (segunda-feira) às 18h e na Sessão Pública do Conselho Universitário – 3 de setembro (terça-feira) às 14h.


  • Debate sobre o programa Future-se no CCA

    Publicado em 29/08/2019 às 10:05

     

    Ontem o Conselho da Unidade CCA em reunião extraordinária realizada em conjunto com a comunidade universitária, realizou debate sobre o programa Future-se.  O professor Bebeto Marques, presidente da Apufsc , integrante do Grupo de Trabalho  Future-se da UFSC  realizou a apresentação do programa destacando pontos polêmicos e contrários a atual autonomia das IFEs. Após ouvida a comunidade, considerando as incertezas, improvisação e a falta de diálogo por parte da gestão do programa Future-se , o Centro  optou pela não aprovação.


  • Programa Future-se será debatido no CCA

    Publicado em 21/08/2019 às 16:31

    Atendendo a necessidade de discussões sobre o  Programa Future-se  e o futuro das Instituições Federais de Ensino Superior, convidamos toda a comunidade do CCA para um debate  no dia 28/08  às 16 h no Auditório do CCA.

    Na ocasião do debate, estarão  presentes o Presidente do Grupo de Trabalho, Profº Aureo Mafra de Moraes, e integrantes do Grupo de Trabalho Future-se da UFSC que irão apresentar o programa e ajudar nas discussões.

     

     

     


  • Engenharia de Aquicultura inicia comemorações de 20 anos do curso

    Publicado em 21/08/2019 às 11:26

     

    No dia 19 de agosto, o curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu início às festividades que ocorrerão durante este semestre, em comemoração aos 20 anos do curso.
    Contando com a presença de autoridades da UFSC e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), os egressos do curso de Aquicultura da UFSC Giovanni Lemos de Mello (UDESC), Rafael Luiz da Costa (Escritório do Mar), Karina da Silveira (Guabi) e Bruno Corrêa da Silva (EPAGRI) relataram a sua trajetória profissional para os cerca de 90 alunos presentes ao evento.

    Sobre o curso
    O curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC foi criado em 09 de dezembro de 1998, com início de suas atividades no primeiro semestre letivo de 1999. Até o início deste ano 596 profissionais foram formados pelo curso.
    O Centro de Ciências Agrárias parabeniza a todos que construíram a trajetória do curso de Engenharia de Aquicultura durante esses 20 anos, formando profissionais com inigualável contribuição para a sociedade.

     

    Fonte: Site UFSC

     

     


  • CCA parabeniza novos professores Titulares

    Publicado em 11/07/2019 às 17:13

    O CCA parabeniza os novos professores titulares do Centro que foram promovidos à  Classe E – Professor Titular de Carreira do Magistério Superior.

    Maurício Laterça Martins

    Mônica Yumi Tsuzuki

    Renata Dias de Mello Castanho Amboni
    As avaliações aconteceram entre os dias 09 e 10 de julho de 2019.


  • Cronograma da Avaliação do Memorial de Atividades Acadêmicas para Promoção à Classe E

    Publicado em 03/07/2019 às 10:03

    Cronograma da Avaliação do Memorial de Atividades Acadêmicas para Promoção à Classe E – Professor Titular de Carreira do Magistério Superior.

    09/07/2019

    08h30min – Avaliação do MAA do candidato Maurício Laterça Martins.

    13h30min – Avaliação do MAA da candidata Mônica Yumi Tsuzuki.

    Local: Centro de Ciências Agrárias – sala de reuniões do CCA

    Banca Avaliadora:

    Edna Regina Amante – Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Presidente

     

    Edilson Rodrigues Matos – Universidade Federal Rural da Amazônia

    Elisabeth Criscuolo Urbinati – Universidade Estadual Paulista

    Maria Beatriz Abreu Glória – Universidade Federal de Minas Gerais

    Secretária: Aline Cardozo Pereira

     

    10/07/2019

    09h00min – Avaliação do MAA da candidata Renata Dias de Mello Castanho Amboni.

    Local: Centro de Ciências Agrárias – sala de reuniões do CCA

    Banca Avaliadora:

    Débora Machado Fracalossi – Presidente – Departamento de Aquicultura – CCA/UFSC

    Edilson Rodrigues Matos – Universidade Federal Rural da Amazônia

    Elisabeth Criscuolo Urbinati – Universidade Estadual Paulista

    Maria Beatriz Abreu Glória – Universidade Federal de Minas Gerais

    Secretária: Aline Cardozo Pereira


  • 1ª Edição do “CCA de Portas Abertas”: uma oportunidade de aprendizagem e diversão

    Publicado em 03/07/2019 às 9:02

    Na primeira edição do CCA de Portas Abertas foi possível para a comunidade interna e externa conhecer de perto os projetos realizados pelos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. Com o apoio do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), também ocorreram ações de suas unidades externas, feira agroecológica de produtos orgânicos e venda de artesanato da comunidade Guarani. Sob o tema: Uma oportunidade para você aprender e se divertir, cerca de 500 pessoas passaram pelo Centro de Ensino, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

    A abertura oficial foi realizada pelo diretor do CCA, Walter Quadros Seiffert, por uma das organizadoras do evento, a técnica-administrativa, Aline Cardozo Pereira, e pela coordenadora, Procássia Maria Lacerda Barbosa, onde foi feito um agradecimento a todos que participaram e se envolveram na primeira edição do CCA de Portas Abertas. O pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, enfatizou que este tipo de evento mostra a importância da universidade para a sociedade. O egresso do Curso de Agronomia, vereador de Florianópolis, Marcos José de Abreu (“Marquito”), parabenizou a iniciativa e o destacou o seu esforço em colocar a temática da agricultura novamente na pauta do legislativo e do executivo municipal.

    Além das falas das autoridades, a abertura do evento contou com a apresentação de violino do aluno de Agronomia, Augusto Akira, e pocket show com o cantor e compositor, Rodrigo Piva. Ao longo do dia, o público pôde participar de algumas das 46 atividades que foram divididas entre mostras científicas, visitações, oficinas e minicursos.

    Chamou a atenção a quantidade de crianças acompanhadas das suas famílias e aproveitaram para tirar fotos com o boneco do @Projeto Lontra e fantoche de abelha cedido para o evento pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc). As crianças participaram das brincadeiras sobre segurança no trânsito promovida pela @LAEPE, oficinas de massinhas, brinquedos e muitas atrações.

    As 530 porções de entrevero servidos no “Restaurante do Joel” não foram suficientes para atender ao público. Atléticas e centros acadêmicos uniram-se também para oferecer ao público comidas típicas de festa junina e quentão. O evento cumpriu com a sua meta ao reunir UFSC e a comunidade externa e interna e já se prepara para a próxima edição no semestre que vem.

    Aline Cardozo Pereira/Agente de Comunicação do CCA/UFSC

    Fotos: CCA

    Fonte: Site UFSC


  • Centro de Ciências Agrárias de portas abertas à comunidade neste sábado

    Publicado em 27/06/2019 às 15:35

    A universidade é um patrimônio de toda a sociedade, não somente de quem nela estuda ou trabalha. Para conhecer melhor os projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), no próximo sábado, 29 de junho, o Programa de Extensão “CCA de Portas Abertas” terá sua primeira edição. Neste primeiro dia, o projeto tem o caráter mais festivo e reúne cursos de graduação, pós-graduação e unidades externas para divulgar suas atividades, instalações e projetos para o público externo, das 9h ás 16h na unidade do CCA, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

    Atividades culturais e científicas
    Com cerca de 45 atividades científicas e culturais como estandes dos projetos e cursos, o evento promove oficinas para adultos e crianças, atividades culturais, feiras e acesso a projetos científicos e de extensão desenvolvidos no CCA, como o projeto Lontra e a Cidade das Abelhas, além da possibilidade da comunidade visitar alguns dos laboratórios em que se realizam pesquisas e aulas.

    Além das atividades de integração com a Universidade, quem comparecer à primeira edição do projeto poderá conhecer a Feira Orgânica promovida pelo Centro de Estudos e Promoção da Agroecologia (Cepagro), adquirir objetos e produtos da comunidade guarani, e receber mudas de plantas distribuídas durante o evento.

    Oficinas para crianças e adultos

    Para as crianças haverá oficinas de massinha, atividades para aprender sobre a pirâmide alimentar a oportunidade de conhecer (e degustar) plantas como a salicornia, de sabor salgado e que pode substituir ao sal na culinária. Aos mais velhos, o CCA de Portas Abertas reúne opções de oficinas sobre compostagem, curso de comportamento e bem-estar para cães e para cavalos, círculo de leitura na Biblioteca e oficina sobre o mel e seus benefícios, além de exposição de insetos e hidroponia caseira, por exemplo.

    Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com início às 9h com apresentação de um graduando do CCA ao violino. Durante o evento ocorre também venda de comidas típicas de festas juninas e, das 10h às 14h, será servido entrevero no Restaurante Universitário do CCA, ao custo de R$ 5.

     

    Gabriel Martins/Agecom/UFSC e Aline Cardoso/CCA/UFSC

    Fonte:Site UFSC