Laboratório de Análises da UFSC garante qualidade dos alimentos oferecidos à população

05/08/2021 12:31

Contribuir com o controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população é, além da formação de recursos humanos, a grande missão do Laboratório de Análises (Labcal), projeto de extensão do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com quase 40 anos de história, o Labcal presta serviços à comunidade na realização de ensaios analíticos nas áreas de alimentos em geral, matérias-primas, ingredientes, aditivos, água, bebidas, processos, embalagens, ambiente, manipuladores e alimentos para animais. O trabalho conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu realiza toda a gestão dos recursos financeiros do Labcal, presta assessoria jurídica e colabora na gestão dos recursos humanos. A Fapeu é uma parceira muito importante do Labcal desde seu início, nossa parceria seguirá por ainda muitos anos, sempre em evolução e aprimoramento”, destaca a professora Marília Miotto, coordenadora dos trabalhos.

Coordenados pelos professores Alicia de Francisco de Casas, Evanilda Teixeira, Giustino Tribuzi, Juliano De Dea Lindner e Marília Miotto, os núcleos integrantes do Labcal realizam ensaios de microbiologia, fisíco-química, microscopia, análise sensorial, micotoxinas e contaminantes alimentares, cereais, rotulagem e embalagem. “As análises e os projetos realizados pelo Labcal contribuem com o controle de qualidade dos alimentos e, portanto, com a garantia da segurança de alimentos oferecidos para a população”, ressalta Marília. Além disso, também colabora na formação de alunos de graduação da UFSC e de outras instituições, fornecendo oportunidades de estágio nos diferentes núcleos e no setor de Gestão da Qualidade. Atualmente o Labcal envolve cerca de 30 pessoas, entre professores da UFSC, estagiários, servidores e colaboradores contratados.

O Labcal mantém parcerias e projetos de pesquisa e extensão em colaboração com diferentes empresas públicas e privadas, além de pesquisadores da UFSC e de outras instituições de ciência e tecnologia. Os núcleos também atendem demandas específicas de diversos setores. “Diferentes empresas públicas e privadas contratam os serviços do laboratório. Atualmente temos contrato, por exemplo, com a Cidasc, através do qual fazemos os ensaios microbiológicos de contagem de Escherichia coli nos moluscos bivalves. Recebemos amostras de todos os cultivos do Estado que fazem parte do programa, atividade esta que nos enche de orgulho”, conta a professora. “Temos também colaborações com a Epagri, Sebrae, colaboração com dezenas de empresas privadas de todos os portes para controle de qualidade dos produtos por elas produzidos e necessários para melhorias de processo, determinação de vida de prateleira ou atendimento aos requisitos dos órgãos de fiscalização e para exportação”, acrescenta.

O Labcal tem implementado a ISO 17025, que especifica todos os requisitos que os laboratórios de ensaios e calibrações têm de cumprir para obter acreditação e serem reconhecidos no mercado nacional e internacional por sua competência técnica, o que confere capacidade e competência técnica para fornecer resultados confiáveis e válidos. Além disso é acreditado pelo Inmetro na maioria dos ensaios que realiza, e reconhecido junto ao Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento para a análise de alimentos de origem animal e água.

“A grande confiabilidade e credibilidade do Labcal nos permite realizar dezenas de parcerias todos os anos com o setor produtivo e com órgãos públicos garantindo a manutenção e fortalecimento da nossa estrutura e da formação da nossa equipe técnica e, mais importante, a constante formação de alunos que deixam o Labcal enriquecidos e prontos para o mercado de trabalho nacional e internacional”, destaca a coordenadora.

Para mais informações, acesse labcal.inffoc.com.br

Texto: Assessoria Fapeu

Fonte: Site UFSC

Comments