X Aquaciência: Maior congresso de Aquicultura e Biologia Aquática é realizado em Florianópolis

20/04/2023 16:02

Entre os dias 11 a 14 de Abril  foi realizado o  X Aquaciência – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, no Centro Sul, em Florianópolis.

O evento de cinco dias, que é o maior e mais importante evento científico brasileiro da área de Aquicultura e Biologia Aquática, é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio).

A Dra. Katt Regina Lapa, docente do Departamento de Aquicultura da UFSC e presidente da Comissão Organizadora, fez a abertura oficial do evento.

A docente  destacou a importância da ciência e tecnologia na vida cotidiana das pessoas e incentivou os participantes a se manterem atualizados e engajados nas últimas descobertas científicas para contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento e da sociedade como um todo.

A Comissão Organizadora do evento foi formada pela equipe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membros da diretoria da Aquabio, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural.

A temática central deste ano foi “Conservar, Produzir e Inovar”, onde os participantes tiveram a chance de aprender com as pesquisas mais recentes na área de aquicultura e biologia aquática. O congresso também discutiu os desafios atuais enfrentados na área de atuação e explorou soluções inovadoras e criativas para resolver os problemas que afetam a sociedade.

Neste ano, o evento contou com uma novidade: a Primeira Mostra de Inovação, Tecnologia e Negócios na Aquicultura, chamada de AquaMit, que propôs integrar academia e setor produtivo com a presença de empresas e entidades com estandes, 16 palestras técnicas e mais de 320 trabalhos acadêmicos apresentados como pôster.

O X Aquaciência também teve a Atlantic Aquaculture International Conference (AAIC23), que foi uma conferência conjunta com foco nacional e internacional no âmbito do projeto da União Européia chamado ASTRAL (All Atlantic Ocean Sustainable, ProfiTable and Resilient AquacuLture), com apresentação de novas tecnologias e discussão de temas atuais e relevantes na aquicultura multitrófica integrada (do inglês IMTA).

O X Aquaciência, evento importante para a comunidade científica e para os envolvidos  área de aquicultura e biologia aquática contou com  programação ampla e diversificada.

O  congresso foi uma oportunidade para os participantes discutirem soluções sustentáveis e inovadoras para enfrentar os desafios atuais.

O CCA parabeniza a Comissão Organizada pelo excelente trabalho desenvolvido que possibilitou que este evento fosse realizado em Florianópolis.