Inscrições abertas! “Cooperativismo e ação coletiva nos processos de Desenvolvimento Territorial Sustentável” é o tema da 5ª Escola de Verão e das Águas
A “popularização da ciência” é o intuito da 5ª Escola de Verão e das Águas (EVA5) que será realizada de 09 de abril a 07 de maio de 2026, transmitida através do canal do Youtube do Laboratório da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, da Universidade Federal de Santa Catarina (LEMATE/UFSC).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line para fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. No ano de 2026, a EVA5 tem como tema o “Cooperativismo e ação coletiva nos processos de Desenvolvimento Territorial Sustentável”. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 02 de fevereiro, até 16 de março através do link: Inscrições EVA5
As atividades da Escola de Verão e das Águas são destinadas aos atores territoriais, a estudantes de pós-graduação e graduação, professores, pesquisadores e ao público em geral que se identifica e atua na área do desenvolvimento territorial sustentável.
INFORMAÇÕES GERAIS
Programação: Visualize aqui
Quando: 9 de abril a 7 de maio de 2026
Dias e horários: Terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
Formato: Totalmente on-line e gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Lemate/UFSC
Certificação: Garantida aos participantes (mínimo de 75% de presença)
Inscreva-se AQUI!
Quem faz a EVA5 acontecer!
Além do LEMATE, do PET Educampo, do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGA), da UFSC, são parceiros na construção da Escola de Verão e das Águas a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), o Instituto Federal Catarinense (IFF – RIO DO SUL), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – SÃO MIGUEL DO OESTE), O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGPLAN-UDESC), a Fundação Araucária (Araucária – PR), o Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Maranhão (LABEX-UEMA), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (FAPESPA), o Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA-UFPA), o Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF-UFPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Cooperativa de Crédito Rural – SC (CREDISEARA), a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, o Centro de Pesquisa para Agrifcultura Familiar da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (CEPAF/EPAGRI), o Programa Mais Gestão, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)









Comments