UFSC e Epagri pesquisam macroalgas utilizadas na produção de biofertilizante

12/07/2022 10:39

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) realizaram pesquisas com macroalgas utilizadas na produção de biofertilizante – agente que não contém substâncias agrotóxicas e é capaz de atuar no cultivo de plantas, elevando sua produtividade. O estudo foi implementado em Palhoça, município da Grande Florianópolis líder na maricultura, com a espécie Kappaphycus alvarezii, que depois de processada se transforma em biofertilizante.

O trabalho começou em 2008 e aponta que o Estado tem capacidade de produzir a macroalga no litoral, sem risco ao meio ambiente e agregando valor à cadeia produtiva da maricultura. Na parceria, a UFSC desenvolve metodologias de cultivo da Kappaphycus alvarezii, estuda a cadeia produtiva do ponto de vista socioeconômico e ambiental, além de viabilizar os cultivos em tanques para manter as linhagens no inverno e participar das negociações de licenças para o início da atividade comercial em Santa Catarina. Em abril deste ano, os maricultores de Palhoça receberam autorização dos órgãos ambientais para iniciar a produção comercial do vegetal.

Essa espécie de macroalga pesquisada é uma das mais comercializadas no mundo e atende a diversos mercados, desde a indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética, até o agronegócio. É conhecida como matéria-prima para a fabricação de carragenana, um coloide muito utilizado como espessante e estabilizante na indústria alimentícia. Em termos ambientais, o cultivo de macroalgas pode auxiliar a minimizar a eutrofização e as ocorrências das marés-vermelhas, uma vez que – assim como as microalgas – as macroalgas competem pelos nutrientes dissolvidos na água e os utilizam para seu próprio crescimento.

Posicionamento do biofertilizante no mercado

Alex Alves dos Santos, pesquisador da Epagri, explica que os estudos seguem para detalhar a composição do biofertilizante em cada estação do ano, já que a alga se desenvolve de maneira distinta em diferentes temperaturas de água. Serão analisadas os macro e micronutrientes presentes em amostras do vegetal colhidas no verão, inverno, outono e primavera. Com o resultado desta avaliação, os pesquisadores poderão definir as propriedades específicas do biofertilizante, o que vai permitir posicionar o produto no mercado. “É uma cadeia produtiva nova, que está começando a ser implantada, então, são muitos os desafios, sendo que o principal é o posicionamento do produto no agronegócio nacional”, relata Alex.

De acordo com informações da Epagri, aproximadamente 30 maricultores de Palhoça já manifestaram interesse de ingressar na produção de macroalgas. Atualmente o município, que conta com 223 fazendas marinhas, é o único do Estado que tem todos seus parques aquícolas liberados para o cultivo do vegetal. Além das vantagens econômicas, a produção também pode trazer ganhos ambientais para Palhoça, já que a macroalga absorve nutrientes da água do mar para crescer e formar grandes volumes de biomassa. Com isso, ela ajuda a combater a poluição marinha e melhorar a qualidade de água, ação importante para a sanidade aquícola dos mexilhões e das ostras, que são organismos filtradores marinhos e, portanto, dependentes de água de boa qualidade.

Para a pesquisadora UFSC Leila Hayashi, professora do Departamento de Aquicultura, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), a pesquisa foi de extrema importância para oferecer uma nova atividade na maricultura de Santa Catarina. “Vários produtores de moluscos foram prejudicados nos últimos anos por terem sido afetados pela eutrofização. As macroalgas não possuem as mesmas exigências dos moluscos e, em especial, das ostras, que são comercializadas e consumidas a fresco. Por isso, os benefícios dos cultivos de macroalgas vão além da geração de renda, mas contribuem com outros cultivos marinhos já bem estabelecidos no Estado”, afirma.

Com informações da Epagri.

 

Fonte: Site UFSC

Comments