Ibama autoriza cultivo comercial da macroalga Kappaphycus alvarezii em SC

Professora Leila Hayashi lidera o grupo responsável pelos estudos de viabilidade do cultivo da macroalga
Após 11 anos de estudos para provar a viabilidade ambiental da macroalga Kappaphycus alvarezii em Santa Catarina por pesquisadores da UFSC e da EPAGRI, foi publicado pelo IBAMA a Instrução Normativa 1, de 21 de janeiro de 2020, autorizando os cultivos comerciais no Estado.
O grupo liderado pela Profa. Leila Hayashi, do Departamento de Aquicultura do CCA/UFSC, foi o responsável desde 2008, pelo início dos estudos de viabilidade ambiental e comercial, em um projeto realizado em parceria com a EPAGRI. As duas Instituições foram responsáveis pelas negociações com a Secretaria de Pesca e Aquicultura, IBAMA e Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina que resultou nessa publicação, e que poderá oferecer aos maricultores uma nova fonte de renda, e diversificar a maricultura na região.
Essa espécie atualmente é responsável pela maior produção de cultivos marinhos do mundo, sendo matéria-prima para a extração de um colóide muito utilizado em diversos ramos da indústria, como espessante de iogurtes, produtos veganos, enlatados, cosméticos, tinturas, entre outros produtos.
O Centro de Ciências Agrárias parabeniza o Departamento de Aquicultura por esta relevante conquista.
Comments