Participação da UFSC na Expomar

07/07/2023 09:50

A EXPO MAR, realizada nos dias 29 e 30 de junho na cidade de Itajaí, reuniu diversos segmentos da cadeia produtiva da pesca, maricultura e logística com o objetivo de discutir assuntos relevantes para o setor. O evento abordou temas como gestão, desenvolvimento sustentável, tecnologias, negócios e tendências. Participaram pescadores artesanais, armadores de pesca, maricultores, produtores de algas, fornecedores, prestadores de serviços, empresários da indústria, gestores públicos e acadêmicos.
O evento foi idealizado pelo IFC Brasil e teve a parceria do Sindipi (Sindicato da Indústria de Pesca de Itajaí), Univali (Universidade do Vale do Itajaí) . A UFSC foi uma das grandes apoiadoras do evento que também contou com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Instituto Federal de Educação de Itajaí, Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, Associação Catarinense de Aquicultura (ACAQ) e Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA).
Além de ser um importante evento de debates e geração de conhecimento, a EXPO MAR destaca a relevância da logística para o acesso ao mercado e a competitividade. Santa Catarina, além de se destacar no setor pesqueiro, é reconhecida como um dos principais destinos turísticos do país, devido às suas belezas naturais e à cultura relacionada à colonização europeia, especialmente no Vale do Itajaí, local onde o evento foi realizado.
A programação do evento também contou com conferências no qual participaram profissionais ligados a UFSC / CCA .

O Dr. Vinicius Cerqueira, Professor Titular de Piscicultura Marinha da UFSC, abordou as espécies de peixes viáveis para as regiões sul e sudeste na maricultura. Entre os profissionais formados pelo CCA/UFSC, Carlos Cesar de Mello Junior, Secretário Executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, que realizou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, abordou a Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros – Funcionamento, estratégias e políticas para uma gestão eficiente, sustentável e com participação do setor.
Dentre os egressos do CCA que atuam como pesquisadores da Epagri, Alex Alves dos Santos, agrônomo com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, abordou a produção e mercado para as macro algas no Brasil, discutindo o porquê dessa atividade despertar tanto interesse. André Luís Tortato Novaes, Gerente do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca – CEDAP/Epagri, agrônomo e doutor pelo PPGAQUI, abordou o ordenamento da maricultura em Santa Catarina. Guilherme Sabino Rupp, mestre pelo PPGAQUI, apresentou as perspectivas para o cultivo de pepino do mar como alternativa para a maricultura.

Comments